Na tarde desta quarta-feira (07/02) em São Gotardo, famílias do assentamento que se encontra nas terras da COOPADAP, se reuniram com o Prefeito Municipal de São Gotardo Seiji Sekita na Câmara Municipal.
Após a invasão na prefeitura da cidade no último dia (31/01), ficou definida uma reunião entre as partes, que aconteceu de forma pacífica nesta tarde.O plenário da Casa de Leis ficou lotado, cerca de 100 pessoas que moram no assentamento estiveram presentes, diversas autoridades da cidade, e a imprensa local.
Fizeram uso da palavra, o líder da Associação que ocupa as terras Aderaldo Bento Alves Da Silva, diversos moradores do assentamento, o comandante da 216ª Cia. da Policia Militar de São Gotardo, Capitão Marco Aurélio, e o Prefeito Seiji Eduardo Sekita.
Aderaldo Bento Alves Da Silva cobrou soluções para os moradores do assentamento, que segundo ele, passam de 1.300 famílias, ressaltou que o aluguel na região de São Gotardo e Guarda dos Ferreiros é abusivo e reivindicou melhorias na qualidade de vida, e moradia para os trabalhadores e famílias da região, já que diversas pessoas estariam em grave situação financeira, sem ter para onde ir, com a aproximação da data de reintegração de posse das terras que estão ocupando.
Logo em seguida o Prefeito Municipal Seiji Eduardo Sekita se pronunciou aos presentes, inicialmente respondendo a perguntas e questionamentos dos moradores, deixando claro que não é possivel o município interferir na decisão da reintegração de posse que foi marcada para o próximo dia 28/02, mas se colocou a disposição para auxiliar a todos dentro do que for possível e legal. Seiji Sekita não permaneceu até o final da reunião, se retirando da Câmara Municipal durante o debate, alegando outros compromissos agendados.
Alguns moradores do assentamento fizeram cobranças quanto ao descaso que o distrito de Guarda dos Ferreiros tem sofrido, e o comum jogo de empurra empurra entre a administração de Rio Paranaíba e São Gotardo. Seiji Sekita propôs a realização de mais uma reunião na ASMOG em Guarda dos Ferreiros desde que, com a presença do Prefeito Valdemir Diógenes de Rio Paranaíba pra a discussão de assuntos relacionados a melhorias no ugar.
Também fez uso da palavra, Capitão Marco Aurélio, onde esclareceu que a Polícia Militar recebeu um comunicado da justiça informando que a reunião marcada para o próximo dia 21/02, onde seria tratada uma possível reversão do mandato de reintegração, foi retirada de pauta, prevalecendo a decisão Judicial do Juiz de Direito em Substituição Legal da Vara Agrária de Minas Gerais Dr. Carlos Roberto Loiola, a favor da Reintegração de Posse pedida pela Coopadap. Novamente pediu que os moradores comecem a retirar os materiais e seus pertences das terras ocupadas pra que seja cumprida a ordem no próximo dia 28/02.
Ao ficar sabendo do adiamento da audiência no dia 21/02, Aderaldo Bento Alves Da Silva novamente discursou e repudiou totalmente a decisão da justiça. A reunião foi encerrada por volta das 15:00 horas e fica a expectativa de novos encontros no distrito e na cidade envolvendo a administração e os moradores do assentamento.
Confira a reunião na íntegra nos videos abaixo:
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Estreia hoje o Leandra Center Park em Guarda dos Ferreiros ! Diversão garantida para toda...
Sexta-feira tem programação especial no Santuário Santa Cruz em Guarda dos Ferreiros
Domingo de fé, passeio ciclístico, almoço e encontro de carros antigos na Festa de Sant...
Fé e devoção marcam a sexta-feira na Festa de Santa Cruz; sábado tem missas na Igrejin...